Call for participation/Appeal letter/pt

From Strategic Planning
Info
Nota ortográfica: Esta página está escrita segundo as normas do Acordo Ortográfico de 1990.

Atenção: Está página é histórica.

Custa a crer que há menos de uma década a Wikipédia não existia. Hoje, 330 milhões de pessoas utilizam a Wikipédia todos os meses, o que a torna a fonte de conhecimento online usada com mais frequência no mundo. Centenas de milhares de voluntários têm construído e dado manutenção aos vários projetos da Wikimedia durante os últimos oito anos.

Porém, apesar do muito que já conseguimos, resta ainda muito por fazer para realizar a nossa visão de um mundo no qual cada indivíduo possa compartilhar livre e gratuitamente da soma de todo o conhecimento humano. Como podemos capitalizar sobre os nossos êxitos para ultrapassar os desafios que se nos apresentam? Menos de um quinto da população mundial conta com acesso à Internet. Apesar de serem centenas de milhares os voluntários que têm contribuído com os projetos da Wikimedia até hoje, estes não representam integralmente a diversidade do mundo. Há muitas escolhas a fazer no caminho da construção de um movimento mundial dedicado a criar e compartilhar o conhecimento livre e gratuito.

Estamos a dar início a um processo de um ano de duração para desenvolver um plano estratégico para o movimento Wikimedia. Especificamente, estamos a tentar compreender:

  • Onde estamos neste momento?
  • Onde queremos estar dentro dos próximos cinco anos?
  • Como chegamos de aqui até lá?

Ajude-nos a encontrar respostas a estas perguntas. Explore-as, analise-as, reflita acerca do que significam para a nossa visão e os nossos valores. Aqui estão cinco formas em que você pode ajudar:

  • Una-se a um grupo de trabalho. Estamos a organizar grupos de trabalho que vão explorar os diferentes tópicos e produzir um conjunto de recomendações relacionados com eles. Inscreva-se para participar ou forme os seus próprios grupos informais.
  • Informe-nos de que maneira pode ajudar. Se você é um especialista em algum dos temas em trabalho, adicione-se ao nosso banco de dados de especialistas. Isto permitirá aos grupos de trabalho e a outros voluntários contatá-lo(a) com perguntas, que você poderá responder quando tiver tempo.
  • Publique as suas ideias. Redija uma proposta na wiki estratégica e ajude a organizar e melhorar as propostas que já se encontram aí. Envie ideias ao seu blogue, a listas de e-mail, e às redes sociais como Identi.ca, Twiter, Facebook e Orkut. Coloque a etiqueta #wikimedia ou aponte para a ligação da wiki estratégica, de modo que outros as possam ver.
  • Mantenha conversas acerca de estratégia. Para poder desenvolver bons planos é necessária uma ampla participação. É impossível para os grupos de trabalho conversar diretamente com cada pessoa que tem uma ideia sobre o futuro da Wikimedia. Aqui está como pode ajudar: Fomente a sua própria conversa sobre a estratégia, em pessoa ou online, e publique os resultados na wiki estratégica. Existem modelos e ferramentas de suporte para sessões de estratégia nela.
  • Fale connosco. Dê as suas opiniões à equipa de estratégia. Diga-nos as suas ideias, as suas esperanças, receios, os seus objectivo para os projetos. Retro alimente a wiki estratégica, ou envie um e-mail a strategywikimedia.org.

Se não puder participar, consideraria fazer uma doação para apoiar este projeto de importância crítica? Uma doação apoiará diretamente os nossos programas de conhecimento livre e gratuito a nível global. Também necessitamos de voluntários que contribuam aos projetos, melhorem nossa tecnologia e apoiem nosso trabalho de diferentes maneiras.

Este século depara-nos a possibilidade formidável de transformar a nossa civilização, e criar oportunidades iguais para todos os seres humanos. Esperamos que você possa se unir a este trabalho de compartilhar o conhecimento com cada pessoa do planeta.

Sinceramente,
Michael Snow
Presidente, Wikimedia Foundation
Jimmy Wales
Fundador da Wikipédia e da Wikimedia Foundation (Fundação Wikimédia)

Email resposta

Obrigado por enviar este e-mail à equipe de desenvolvimento do planejamento estratégico da Wikimedia Foundation. Seu e-mail foi recebido e será lido o mais rápido possível. Em breve entraremos em contato com indivíduos para um grupo de trabalho. Você também é livre para criar uma força-tarefa em seu próprio país, usando os materiais do Planejamento Estratégico (http://strategy.wikimedia.org) para informar suas conclusões e recomendações.

Felicidades, e agradecemos a sua disponibilidade para ajudar.

Atenciosamente,

Sitenotice

  • Ajude a construir o futuro da Strategic Planning e seus projetos irmãos!
    <a href="http://volunteer.wikimedia.org">Leia a carta de apelo</a> de Michael Snow e Jimmy Wales.

Título

Carta de Michael Snow e Jimmy Wales.

Button

Inscreva-se já agora