May 2011 Update/pt

From Strategic Planning

 
Olá,

Eu sou Ting Chen, o Diretor do Conselho Administrativo da Fundação Wikimedia.

Há dois meses, a fundação Wikimedia publicou os resultados do nosso novo Estudo de tendências dos editores (você pode ler os resultados aqui), mostrando que nos últimos anos tem sido cada vez mais difícil para as pessoas editar nos projetos da Wikimedia. No mês passado, o conselho teve um intenso debate sobre isso, e aprovamos por unanimidade uma resolução convidando todos os utilizadores a participar, ajudando, assim, a tornar os projetos da Wikimedia mais abertos e colaborativos.

Por favor leia nossa resolução e peço a cada um que dê sua opinião e compartilhe suas ideias.

Meus melhores desejos e obrigado por estar envolvido com os projetos da Wikimedia.

Ting Chen
Diretor do Conselho administrativo da Fundação Wikimedia

Resolução: Abertura

Nós, do Conselho da Fundação Wikimedia, acreditamos que a saúde de nossas comunidades é fundamental para a realização de nossa missão. Os projetos da Wikimedia são baseados na cultura de abertura, participação, e com essas qualidades criou um dos maiores repositórios do conhecimento humano. Mas enquanto os leitores e apoiadores crescem ao redor do mundo, estudos recentes mostram um progressivo declínio na participação e retenção de novos editores.

Como previsto no nosso plano estratégico que durou cinco anos, que enfatizara estas descobertas, a Wikimedia precisa atrair e reter editores mais novos, em maior diversidade e reter nossos editores experientes. Uma comunidade de edição estável é vital para uma sustentabilidade e qualidade a longa data de todos os nossos projetos e do nosso movimento.

Consideramos completar este desafio a nossa prioridade máxima. Pedimos a todos os que contribuem para pensarem nestes assuntos no seu trabalho diário nos projetos. Prestamos apoio ao Director Executivo ao tornar esta uma medida prioritária, e recomendamos que aumente a atribuição de recursos à Fundação para a resolução deste problema, através de contatos com a comunidade, ampliação dos esforços da comunidade e melhorias técnicas. Apoiamos os desenvolvedores, editores, wikiprojetos e capítulos que estão trabalhando para tornar os projetos mais acessíveis, acolhedores e solidários. O Conselho resolve para ajudar a mover esses esforços, e convida os pedidos específicos de ajuda da Fundação para o fazer. Saudamos e incentivamos novas idéias para ajudar a atingir nossos objetivos estratégicos de abertura e maior participação.

Nós pedimos à comunidade da Wikimedia que promova abertura e colaboração, através de:

  • Tratar novos editores com paciência, bondade e respeito; estar ciente dos desafios que enfrentam os novos editores, e chegar até eles, e incentivar outros a fazerem o mesmo;
  • Melhorar a comunicação sobre os projectos; simplificar a política e as instruções, e trabalhando com os colegas para melhorar e tornar as políticas mais amigáveis ​​e práticas referentes a predefinições, avisos e eliminação;
  • Apoiar o desenvolvimento e a distribuição de recursos e ferramentas que melhoram a usabilidade e acessibilidade;
  • Aumentar a conscientização da comunidade sobre essas questões e apoiar esforços de indivíduos, grupos e capítulos;
  • Trabalhar com os colegas para reduzir a contenção e promover uma cultura amigável, mais colaborativa, incluindo mais e agradecendo a afirmação e promoção das melhores práticas e os líderes comunitários.
  • Trabalhando com os colegas para desenvolver práticas para desencorajar os comportamentos perturbadores e hostis, que repelem os trolls e os stalkers.

Referências