Frequently asked questions/pt

From Strategic Planning

Propósito

Por que a Wikimedia está fazendo um planejamento estratégico?

Veja, Objetivos e Princípios.

Aliás o que é um planejamento estratégico?

Planejamento estratégico é focado em auto-reflexão. Em geral, isso envolve uma fase em que você avalia o corrente ambiente, uma fase para visualizar o futuro ambiente, e o mapa para estar no futuro ambiente.

Informações decentes [:)] em Planejamento estratégico.

Por que nós precisamos de um processo de planejamento?

Nós temos a oportunidade de construir uma grande (en:alignment across the movement). No pior, é uma oportunidade para esclarecer e capturar o que nós eventualmente aceitamos ou negamos. No melhor, é uma oportunidade de convergir para um quadro concreto de prioridade para os próximos cinco anos.

Quem é "nós"?

Veja Wikimedia stakeholders.

Nós já fazemos isso no Meta / foundation-l / chapters mailing list / #wikimedia / etc.?

Claro. E em uma porrada de outros lugares também.

O propósito desse processo não é começar todas as conversas de novo e sim começar a integrar essas conversas, trazendo uma atenção maior para os problemas mais críticos, unindo forças onde é importante.

Qual o resultado esperado?

Veja Deliverables.

Processo

Como eu participo?

Para inciantes, participem das discussões, encoraje outros - (escolha especialmente quem normalmente não ouve?, está estranho isso :especially those who aren't normally heard) - para entrar na discussão também. Identificar as Questões chave é um bom começo. Quando ideias concretas surgirem, faça uma proposta. Se você sabe outros locais que estão discutindo sobre planejamento estratégico, veja se os Convenors sabem sobre eles.

Por que uma Wiki separada?

Nós queremos começar num lugar virgem, onde as ideias sobre estratégias possam integrar-se. Nós sentirmos que se criarmos um motivo irresistível para vir, existirá voluntários e novas vozes que sentir-se-ão bem vindas à entrar na debate..

Não esperamos que todas as discussões estratégicas ocorram aqui. Primeiro, é utópico; segundo muitas conversas (en: already happened elsewhere). Terceiro, mesmo que juntando forças para que esse espaço torne-se um espaço multilíngue, reconhecemos que há um predomínio da língua inglesa.

Esse trinchão é um lugar para ideias para a integração. Se houver ideias que vieram fora do Meetup ou do Chapter meeting faça uma proposta.

Se você já levantou um problema em outro lugar, faça uma ligação para essa conversa. Ter suas discussões dentro de sua comunidade, nas línguas que fala, faz com que você se sinta mais confortável, se puder resumir as discussões aqui para termos essas visões seria muito bom e ainda onde poderemos traduzir para vários idiomas.

Afinal, o que é uma proposta ?

A proposta é uma ideia. Quando você faz uma proposta, você está enviando uma ideia para o futuro da Wikimedia, ou um caminho pelo qual a Wikimedia deveria seguir. Algumas propostas entraram no plano final, mas todas as propostas aparecem neste site onde membros da comunidade podem olhar, debater e pensar. Idealmente, algumas propostas serão tão atraente que as pessoas vão querer pegar a ideia, implantarão, serão audazes e farão acontecer.

Quem são os convenors?

Nossa meta é criar um espaço onde essa conversa possa acontecer e que seja integrado. Qualquer um pode ser um convenor. Se você gostaria de ajudar neste processo, adicione-se ao list.

Quem decide o que vai para o plano final?

Temos algumas ideias iniciais, e nós esperamos que você vai nos ajudar a aprimorá-las.

O importante é lembrar que todas as ideias são válidas, entrar no plano final ou não, não significa que elas não são importantes e não devem ser exercidas por indivíduos motivados. Um dos propósitos da Chamada para propostas é articular e trazer a atenção para tantas ideias quanto possível, para que esses documentos possa ser usados no Meatball: BarnRaising.

Navegação

Please Participate!

Discuss Task Force Recommendations.
Contribute to our knowledge-base, Wikimedia-pedia.
Spread the word (en).

Featured Content:

News:
Please help review and edit Wikimedia's 5-year strategic priorities.
Knowledge-base:
Community roles and governance (en)
Proposal:

AJAX based quick editing

Como faço para participar?

Neste ponto do processo, nós coletamos questões e propostas: agora é a hora de discuti-las e ver como elas estão ligadas a uma visão maior. Seguem abaixo algumas poucas ligações que podem ser de interesse.

Perguntas que precisam de respostas é um ótimo lugar para começara a discussão.

»  Para onde a Wikimedia deve ir? (en)
»  Faça uma proposta
»  Quais são as forças tarefas? (en)
»  Como participar
»  O que eu posso fazer nesta wiki para ajudar?

Como este processo funciona?