Emerging strategic priorities/pt

From Strategic Planning
Info
Nota ortográfica: Esta página está escrita segundo as normas do Acordo Ortográfico de 1990.

Baseado no desenvolvimento da Base de Dados, Propostas, e em discussões criadas na Esplanada e Perguntas Chave , muitas prioridades estratégicas para o movimento Wikimedia estão a aparecer. Discussões e analises são necessárias para filtrar e validar essas prioridades, e para determinar as Forças de Trabalho mais eficazes para suportar um estudo completo e profundo destas questões estratégicas.

Uma Força de Trabalho será um pequeno grupo criado em Outubro de 2009, cujo objetivo será estudar um tópico estratégico especifico para que sugiram recomendações em meados Dezembro de 2009.

Cada Força de Trabalho será constituída por 5 membros que serão suportados e aconselhados por experientes no tema que lhes for dado para estudar/desenvolver. Devido ao nível de intensidade do trabalho, espera-se que as Forças de Trabalho trabalhem uma média de 10 horas semanais desde de 1 de Outubro até 18 de Dezembro de 2009.

A Wikimedia Foundation criou o Comité de seleção de Forças de Trabalho que irá ser responsável pela seleção de quem irá servir em cada Força de Trabalho e em que irão trabalhar.

Campo de Expansão

OBJ 1. larga escala, populações bem conectadas

Determinar como aumentar significativamente o uso e a participação em grandes regiões geográficas com um grande numero de população falante (> 50M de falantes) onde os projetos do movimento Wikimedia estão atualmente em baixo desempenho relativamente a oportunidade ( grande número de letrados, com conexão à Internet )

OBJ 1 Forças de Trabalho

  1. Melhorar o desempenho na China - Como perceber o alto potencial do movimento Wikimedia entre os 300 milhões de Chineses com acesso à Internet encaminhando-os para desafios de abertura e competição. Os projetos do movimento Wikimedia estão em baixo rendimento na China em termos de campo de participação, porque muitos projetos encontram-se inacessíveis na China, e porque outros sites desenvolveram lá que cobrem o trabalho que nos fazemos. O propósito das Forças de Trabalho será descobrir como seria possível os projetos do Movimento Wikimedia aumentarem o seu alcance e participação dentro da China. Estas Forças de Trabalho irão concentrar-se unicamente na população Chinesa com acesso à Internet.
  2. Melhorar o desempenho na Índia - Como perceber o alto potencial do movimento Wikimedia entre os 100 milhões de Indianos e a sua diversidade linguística e o uso da Internet. Os projetos do movimento Wikimedia estão em baixo rendimento na Índia em termos de campo de participação, o que é surpreendente pois a Índia apresenta todos os indicadores de sucesso para um projeto Wikimedia: um grande numero de letrados, e com acesso à Internet. A cultura Indiana valoriza a liberdade de expressão e educação. Há vários fatores que contribuem para o baixo rendimento da Wikimedia na Índia: estes incluem assuntos culturais, falta de consciência dos projetos do Movimento Wikimedia e assuntos linguísticos. O propósito das Forças de Trabalho será descobrir como seria possível os Projetos do Movimento Wikimedia aumentarem o seu alcance e participação dentro da Índia. Estas Forças de Trabalho irão concentrar-se unicamente na população Índia com acesso à Internet.

Esta prioridade estratégia emergente tem vindo a ser altamente explorada no papel Campo de Expansão - larga escala, populações bem conectadas

OBJ 2. população com qualidade de conexão baixa ou média

Determinar como aumentar significativamente o uso e a participação em grandes regiões geográficas com um médio numero de população falante ( entre 5M e 30M de falantes) onde os projetos do Movimento Wikimedia estão atualmente em baixo desempenho relativamente a oportunidade ( grande número de letrados, com conexão à Internet ) Investigar a oportunidade de atingir áreas geográficas de grande escala com com grande e médio numero de falantes com acesso a Internet.

OBJ 2 Força de Trabalho
  1. Melhoria no Oriente Médio e Norte da África línguas (árabe) -Há 1 bilião de falantes nativos em todo o mundo árabe através de uma série de países. O Movimento Wikimedia começou a crescer em árabe e a questão é como atingir seu pleno potencial. A finalidade dessa força tarefa é a de identificar as barreiras que impedem os usuários a participarem nos projetos de língua árabe, e descobrir como aumentar o alcance e a participação. Nota esta força-tarefa se baseia em um exame leitores e editores de língua árabe, além de não-leitores.
  2. Localização Task Force - Há 79 línguas utilizadas diariamente por maior que 10M oradores representando quase 5 bilhões de pessoas. O Movimento misturou sucesso na criação de sites de língua vibrante. Quais são as abordagens e modelos que permitam o alargamento e aprofundamento da Wikimedia nessas línguas. Esta força-tarefa se concentrará na utilização crescente de participação entre línguas mais faladas, que estão insipientes em relação a outras línguas. (Para os efeitos desta força-tarefa, vamos concentrar-nos sobre o mais alto potencial de línguas - por exemplo, as línguas com maior número de pessoas alfabetizadas, conectadas à Internet.) O objetivo desta força tarefa é identificar barreiras ao uso e barreiras para a participação que são comuns a muitas ou todas as linguagens de alto potencial, não incluindo o chinês, as línguas indianas, e árabe, que estão sendo cobertos por outras forças-tarefa - e descobrir como aumentar o alcance e a participação nessas línguas.
  3. Conectando-se ao Movimento Wikimedia, sem a necessidade da internet O conhecimento disponível nos projetos do movimento Wikimedia está acessível principalmente para aqueles na Internet. Há cerca de 5 bilhões - quase todos os desfavorecidos - de pessoas que não estão ligados à Wikimedia. Voluntários do movimento Wikimedia têm criado uma série de iniciativas para levar a Wikimedia para o mundo offline e / ou em novas formatos. Como poderia Wikimedia criar plataformas / iniciativas de parcerias para a acessibilidade em uma escala que pode trazer mais bilhões para a comunidade Wikimedia. Presumimos que, eventualmente, todo mundo estará online. O trabalho desta força tarefa é desenvolver uma estratégia de curto e médio prazo tornar o material dos projetos do movimento Wikimedia disponíveis para pessoas que não estão conectados à Internet.

Nota essa força tarefa pode se beneficiar de um levantamento da ONG tipo organizações e indivíduos trabalhar com populações menos ligados, e / ou a partir de algumas entrevistas de profundidade com o mesmo alvo.

Melhorar a Qualidade de Conteúdo

OBJ 3. Expansão das informações de alta qualidade disponíveis

Analisar e avaliar o potencial para o Movimento, aumentando significativamente a qualidade e o alcance do conteúdo disponível, incluindo a avaliação dos projetos em curso ou que novos projetos que precisam ser construídos, bem como as implicações para os mecanismos de controle de qualidade nestas áreas.

OBJ 3 Força de Trabalho
  1. Melhorar a qualidade e garantia de qualidade de processos -Como deve Wikimedia quer continuar a assegurar e melhorar a qualidade do conhecimento e aumentar a transparência da qualidade. O escopo deste grupo de trabalho irá abranger ambas as formas "sociais" e assistência técnica para melhorar a qualidade: por exemplo, como podemos nós, voluntários do Movimento Wikimedia, melhor colaborarmos com as escolas e os peritos na matéria para melhorar a qualidade, bem como qualidade de rotulagem/ferramentas de suporte, como Flagged Revs e avaliação do artigo/ferramentas de avaliação. Esta discussão pode incluir contribuições não-textuais, como bem (como imagens e vídeos).
  2. Levar a soma de todos os conhecimentos na enciclopédia, e além do projeto -Onde estão as grandes oportunidades para o crescimento do conhecimento (por exemplo, educação, notícias e outros) que se baseiam os projetos do Movimento, ferramentas e comunidade. Nota: Questões chaves relacionadas a esta prioridade estratégica pode ser encontrado aqui .

Reforço da Comunidade

OBJ 4. Fortalecer a comunidade

Determinar a forma de fortalecer a saúde e construir a diversidade dos contribuintes para os projetos da Wikimedia através do aumento da conversão de leitores, maior diversidade, melhoria da saúde da comunidade e da cultura, e maior ênfase na criação de grupos específicos da comunidade sub-representadas

OBJ 4 Força de Trabalho
  1. Melhorar conversão leitor:É normal que a em projeto online ter muitos mais leitores do que os participantes, e existem muitas justificativas e boas razões participação (em relação a percentagem de leitores) serem mais baixas no projeto do Movimento em relação a projetos com finalidade mais social, ou aberto, e / ou projeto que visem as pessoas partes ricas do mundo. No entanto, a Wikimedia aspira a disponibilizar "a soma total de todo os conhecimentos humanos", e quanto maior for a nossa rede de participantes, mais próximo estaremos de alcançar desse objetivo. A finalidade dessa força-tarefa é identificar e desenvolver uma estratégia de fixação, qualquer que seja as barreiras para não edição por parte dos leitores . Nota: esta força-tarefa se beneficiariam de um exame de não-leitores de edição.
  2. Aumentar a contribuição de grupos com elevado potencial para agregar valor:Wikimedia aspira para recolher e partilhar a soma total dos conhecimentos. Isso requer uma comunidade aberta, que inclui a representação de todos os segmentos da sociedade. Há muitos grupos que estão sub-representados no seio da comunidade do Movimento Wikimedia, hoje, que poderia agregar valor significativo para os projetos. A finalidade dessa força-tarefa é identificar os grupos de alto potencial que podem ser mais difícil de engajar (ou seja, mulheres, professores universitários, outros) e identificar as estratégias que poderiam ser usadas para trazê-los. Nota: esta força-tarefa beneficiaria de um exame de não-leitores de edição (concentrar a análise sobre os inquiridos que estão sub-representados no seio da comunidade), bem como grupos de foco e entrevistas.
  3. simplificar e reduzir a proliferação da política:Essa força tarefa irá também olhar para wiki-advocacia, a proliferação da política e da tomada ou a polinização cruzada das políticas de projetos mais maduros para novos projetos e do potencial de asfixiar o crescimento e inovação para os projetos mais recentes. Esta força-tarefa vai identificar potenciais soluções para simplificar e racionalizar as políticas e analisar as formas que estes poderiam ser implementados.
  4. melhorar a saúde da comunidade e da cultura:O objetivo desta força-tarefa é desenvolver uma estratégia para a conservação e boa saúde da comunidade: como pode o movimento Wikimedia garantir um núcleo ativo e "sadio" de editores.

Nota: esta força-tarefa pode se beneficiar de um exame de editores antigos e atuais, e / ou algumas entrevistas em profundidade.

OBJ 5. Optimizar operações Wikimedia

Determinar como os vários voluntários do Movimento podem melhor trabalhar em conjunto, e com parceiros externos, para fazer a missão avançar em termos de: estrutura organizacional, governança, papéis entre funcionários e voluntários.

Determinar as fontes de sustentabilidade financeira.

Determinar o caminho a seguir para a melhoria contínua e o avanço tecnológico.

OBJ 5 Força de Trabalho
  1. Papéis do Movimento -Qual a melhor maneira dos diferentes voluntários da Wikimedia trabalharem juntos para fazer avançar a missão. Questões-chave incluem: Em uma organização formada por voluntários, que tipos de trabalhos voluntários são mais adequadas para, e que tipos de trabalho são pagar pessoal adequado para melhor (o que é o papel mais eficaz de pagamento de pessoal). Qual é o papel mais efetivo dos capítulos no avanço da missão. Quais são as estruturas organizacionais são necessárias para fazer avançar a missão, mas está atualmente em falta, e como podem ser promovida e desenvolvida. Qual é o papel de estruturas organizacionais informais, e como podem ser apoiadas e como o dinheiro deve ser transferido entre estruturas organizacionais e voluntários individuais, para avançar ao máximo o nosso trabalho compartilhado.
  2. A sustentabilidade financeira -Quais são as opções disponíveis para o Movimento, a para gerar renda para apoiar o trabalho da Wikimedia em uma base sustentável para a perpetuidade?
  3. Alianças e parcerias -Como pode-se melhorar parcerias do movimento Wikimedia com outras instituições e organizações para o avanço da missão (por exemplo, parcerias com empresas, fundações e Instituições educativas / informativas, para aumentar a distribuição, incentivar a participação, ou aumentar a qualidade). Que tipos de parcerias irá avançar promover um maior avanço em direção a missão, e quem deve conduzir o seu desenvolvimento. Quais são as condições necessárias e como podemos garantir que eles estão no lugar.Nota essa força tarefa pode se beneficiar de um levantamento das atuais / potenciais parceiros, e / ou algumas entrevistas em profundidade.
  4. Inovação e usabilidade -Como pode o movimento Wikimedia garantir a inovação contínua e usabilidade para o seu trabalho é maximamente útil para os destinatários.
  5. Tecnologia e ops -Qual é a infra-estrutura necessária para evoluir a plataforma Wikimedia para a grande escala, usabilidade e formato.
  6. Agenda de Advocacia -cumprimento da missão da Wikimedia está dependente do acesso global sem restrições à informação online. Como podemos moldar melhor o movimento da Wikimedia e influenciar a percepção pública e ordem pública, internacionalmente, a fim de apoiar o desenvolvimento de um ambiente propício ao seu trabalho.

Nota: perguntas chaves associado a esta prioridade emergentes podem ser encontradas aqui.